Quanto tempo ficar no sol para bronzear sem prejudicar a saúde da pele?

quanto tempo ficar no sol para bronzear

Apesar de muitas mulheres recorrerem a procedimentos estéticos como o bronzeamento artificial para ficar com a pele dourada, ainda é grande a quantidade de pessoas que preferem ficar no sol para conseguir atingir a cor tão desejada durante o verão. Afinal, ao mesmo tempo que você pode pegar uma cor, pode dar um mergulho no mar e curtir a areia da praia. Mas você sabe quanto tempo ficar no sol para bronzear?

A cor bronzeada na pele é uma consequência da ação da melanina, um pigmento cutâneo que aumenta de quantidade quando a pele entra em contato com a radiação solar. Esse aumento de melanina acontece como uma forma de proteção natural para evitar danos tanto na pele quanto nas camadas da derme.

Pensando nisso, é muito importante saber a forma correta de se bronzear para evitar queimaduras e insolação. Confira a seguir nossas dicas e aprenda a como pegar uma cor mais fácil no sol!

Quanto tempo ficar no sol para bronzear?

O tempo ideal para alcançar o bronzeado depende muito do tipo de pele, da hidratação, da alimentação e da proteção que está sendo usada. Enquanto algumas pessoas podem se bronzear em até 10 minutos, normalmente pessoas com peles naturalmente mais âmbar, outras pessoas podem demorar de 1 a 2 horas.

o tempo que leva para se bronzear depende do tipo de pele
o tempo que leva para se bronzear depende do tipo de pele

Vale lembrar, porém, que a melanina pode demorar até 36 horas até se formar totalmente, sendo indicado ficar cerca de 30 minutos durante 7 dias seguidos para conseguir um bronzeado dourado e uniforme.

Também é importante ter em mente que peles mais claras podem acabar queimando no sol, enquanto as peles um pouco mais escuras tendem a bronzear mais rápido.

Para evitar as queimaduras na pele e a insolação, você deve ficar no sol por no máximo 2 horas seguidas, e seguir algumas dicas de hidratação da pele e proteção antes de se expor aos raios solares.

Dicas para alcançar um bronzeado mais rápido sem se queimar

Consuma alimentos ricos em betacarotenos

Os betacarotenos são substâncias encontradas na cenoura que estimulam a produção de melanina, ajudando a alcançar o tom bronzeado mais rápido.

Uma dica é tomar o suco de 3 cenouras com 1 laranja diariamente uma semana antes de se expor ao sol, a semana em que você fará a exposição solar e uma semana depois.

o suco de laranja com cenoura é rico em betacaroteno, substância que auxilia no bronzeamento natural
o suco de laranja com cenoura é rico em betacaroteno, substância que auxilia no bronzeamento natural

Você ainda pode aumentar o consumo de alimentos ricos nessa substância e outros antioxidantes naturais como damasco, tomate, pitanga, morango e manga. 

Além de contribuir para o bronzeamento, esses alimentos ainda combatem os radicais livres e protegem a sua pele do envelhecimento precoce, muitas vezes causado pelos raios de sol.

Esfolie a pele

A esfoliação ajuda na remoção de células mortas, o que também auxilia a eliminar manchas e ainda estimula a circulação sanguínea. Com isso, o corpo fica preparado para o receber o bronzeamento de forma uniforme e a cor tende a durar mais.

A recomendação é que se faça uma esfoliação em todo o corpo 3 dias antes de tomar sol e 1 vez por semana depois do bronzeamento para manter a pele macia e saudável.

Use protetor solar

Um dos maiores erros na hora de se bronzear é acreditar que quanto menos protetor solar usarmos, mais fácil e rápido a pele ficará bronzeada.

o protetor solar ajuda na hora de conseguir um bronzeado duradouro e saudável
o protetor solar ajuda na hora de conseguir um bronzeado duradouro e saudável

Porém, isto não somente é mentira como também acaba agredindo a pele e causando queimaduras. Já que, diferente do que se acredita, o uso do protetor solar não impede a pele de ficar bronzeada, mas ainda ajuda a manter a hidratação saudável, de forma que o bronzeamento dura ainda mais.

Além do mais, também é importante ficar atento ao horário, já que o sol depois das 10 da manhã e antes das 4 horas da tarde pode acabar causando o câncer de pele e outros danos em decorrência dos raios UV e UVA.

Para garantir a proteção certa, aplique o filtro solar entre 20 e 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplique a cada 2 ou 3 horas, especialmente se você entrar na água e o protetor não for resistente à umidade.

Leia também 10 Melhores Protetores Solares para o Rosto

Faça uma boa hidratação da pele

Quanto mais hidratada a pele estiver, mais tempo o bronzeamento tende a durar. Sabendo disso, não deixe de aplicar hidratantes após o banho todos os dias, especialmente quando for se expor ao sol.

Afinal, os raios solares promovem uma desidratação da pele por removerem o excesso de água da região, causando descamações que devem ser tratadas para não interferir no bronzeado.

Use um autobronzeador

Para potencializar ainda mais o bronzeado use sempre um produto autobronzeador que você pode fazer em casa ou comprar em farmácias e casas de trajes de banho.

os produtos bronzeadores podem ajudar a pegar uma cor mais rápido
os produtos bronzeadores podem ajudar a pegar uma cor mais rápido

Ao usar um autobronzeador você faz com que os aminoácidos presentes na pele reajam com o DHA do produto, que resulta em uma substância que dá mais cor ao bronzeado da pele.

Junto a isso, esses produtos ainda ajudam a manter a pele hidratada sem correr o risco de descamação da pele e insolação, já que levam menos tempo para que a pele atinja a cor desejada.

O que não passar na pele para bronzear mais rápido?

Muitas mulheres acabam aderindo a receitas caseiras de autobronzeador que encontram na internet e acabam prejudicando a saúde da pele. Até mesmo aplicar óleo bronzeador sem protetor solar é um erro que não faz com que a pele fique bronzeada mais rápido e ainda coloca a saúde da pele em risco, principalmente se a exposição durar mais de 10 minutos.

Alguns ingredientes como limão e coco-cola que possuem ácido cítrico acabam queimando a pele, dando uma falsa impressão de bronzeamento.

Porém, esses ingredientes não estimulam a produção de melanina, pigmento natural da pele, e faz com que a cor seja apenas superficial como se fosse uma tinta.

Depois de ver quanto tempo ficar no sol para bronzear, não deixe de usar nossas dicas para evitar queimaduras na pele e garantir um bronzeado natural e uniforme. Para que a cor desejada dure mais, abuse do protetor solar e da hidratação da pele, e lembre-se de usar sempre o mesmo estilo de biquíni para que seu corpo não fique marcado em diferentes partes.

Confira as ofertas de biquínis cortininha e tomara que caia, os melhores para bronzeamento, no site da Basickini!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avise-em quando chegar Informaremos você quando o produto chegar ao estoque. Deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.