Como se bronzear de maneira saudável?

Quanto tempo ficar no sol para bronzear?

O tempo ideal para alcançar o bronzeado depende muito do tipo de pele, da hidratação, da alimentação e da proteção que está sendo usada.

É importante ficar atento ao horário, já que o sol depois das 10 da manhã e antes das 4 horas da tarde pode acabar causando o câncer de pele e outros danos em decorrência dos raios UV e UVA.

Lembrando que a melanina pode demorar até 36 horas até se formar totalmente, sendo indicado ficar cerca de 30 minutos durante 7 dias seguidos para conseguir um bronzeado dourado e uniforme.

Também é importante ter em mente que peles mais claras podem acabar queimando no sol, enquanto as peles um pouco mais escuras tendem a bronzear mais rápido.

dicas para alcançar um bronzeamento mais rápido sem se queimar

Consuma alimentos ricos em betacarotenos

Os betacarotenos são substâncias encontradas na cenoura que estimulam a produção de melanina, ajudando a alcançar o tom bronzeado mais rápido.

Esses alimentos também ajudam a combater os radicais livres e proteger a pele do envelhecimento precoce, muitas vezes causado pelos raios de sol.

Esfolie a pele

A esfoliação ajuda na remoção de células mortas, o que também auxilia a eliminar manchas e ainda estimula a circulação sanguínea.

A recomendação é que se faça uma esfoliação em todo o corpo 3 dias antes de tomar sol e 1 vez por semana depois do bronzeamento para manter a pele macia e saudável.

Use protetor solar

O uso do protetor solar não impede a pele de ficar bronzeada, e sim ajuda a manter a hidratação saudável, de forma que o bronzeamento dure ainda mais.

Para garantir a proteção certa, aplique o filtro solar entre 20 e 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplique a cada 2 ou 3 horas, especialmente se você entrar na água.

Faça uma boa hidratação da pele

Não deixe de aplicar hidratantes após o banho todos os dias, especialmente quando for se expor ao sol, pois a hidratação da pele ajuda o bronzeamento a durar mais.

Os raios solares causam a desidratação da pele por removerem o excesso de água da região, causando descamações que devem ser tratadas para não interferir no bronzeado.

Use um autobronzeador

O autobronzeador faz com que os aminoácidos presentes na pele reajam com o DHA do produto, que resulta em uma substância que dá mais cor ao bronzeado da pele.

Junto a isso, esses produtos ajudam a manter a pele hidratada sem correr o risco de descamação da pele e insolação, já que levam menos tempo para que a pele atinja a cor desejada.

O que não passar na pele para bronzear mais rápido?

Muitas mulheres acabam aderindo a receitas caseiras de autobronzeador que encontram na internet e acabam prejudicando a saúde da pele.

Alguns ingredientes como limão e coco-cola que possuem ácido cítrico acabam queimando a pele, dando uma falsa impressão de bronzeamento.

Gostou?