Que tipo de calçado usar na praia sem passar perrengue com a areia?

tipo de calçado usar na praia

Escolher qual tipo de calçado usar na praia vai mundo além dos famosos chinelos que todo mundo conhece. Afinal, nem sempre é possível usar um calçado tão informal, principalmente se você for participar de alguma festa ou evento feito à beira mar.

Escolher o tipo certo de sapato é importante não somente para compor um look elegante, mas também garante o conforto durante o passeio, já que usar sapatos errados como saltos altos, por exemplo, podem fazer com que caminhar pela areia se torne uma missão impossível.

Para que você acerte na hora de escolher o que usar nos pés quando for à praia, separamos um post completo sobre o assunto que vai lhe auxiliar melhor na hora de montar os looks. Veja a seguir!

Que tipo de calçado usar na praia?

Para tomar banho de mar

Os chinelos continuam sendo a primeira opção para quem deseja ir à praia para tomar banho de mar, e é importante que você leve dois pares especialmente se você for ficar em um hotel. Assim você evita espalhar areia onde está hospedado, mas ainda garante o conforto dos chinelos de dedo.

para dar um mergulho, o mais indicado é usar os famosos chinelos
para dar um mergulho, o mais indicado é usar os famosos chinelos

Para as mulheres, outro tipo de calçado para usar nesses eventos são as sapatilhas de praias ou rasteirinhas, que são semelhantes ao chinelo porém com detalhes mais delicados e femininos.

Para passear

Se você está indo à praia apenas para passear e não pretende entrar no mar, o mais indicado é usar sapatilhas ou alpargatas que além de serem estilosas, ainda garantem um maior conforto na hora de andar na areia sem que ela entre dentro dos sapatos.

Caso você não se importe com isso, também pode usar rasteirinhas, que também são confortáveis e dão um ar mais arrumadinho ao look.

Para festas

Para quem deseja um toque elegante na hora de escolher o look para usar em festas na praia, a dica é usar um salto anabela, especialmente as que possuem saltos e detalhes em cordas, que dão um ar mais alternativo no look.

os saltos anabela são excelentes para festas na praia mais sofisticadas como casamentos
os saltos anabela são excelentes para festas na praia mais sofisticadas como casamentos

Por ser um salto maciço em todo o calçado, esse tipo de sandália evita que os pés afundem na areia, dando um maior conforto a quem usa e mais estabilidade na hora de andar.

Você ainda pode escolher saltos apenas na parte de trás do calçado, embora seja necessário ter cautela para não acabar usando saltos finos demais que podem acabar afundando na areia.

Para turistar

Já para quem deseja conhecer as praias e pontos turísticos da cidade, a melhor opção são os tênis, especialmente aqueles que não possuem cadarços para evitar ficar parando para dar o laço o tempo todo.

Além de serem confortáveis, ainda evita que os pés afundam na areia facilitando a caminhada especialmente de quem for andar bastante pela orla.

Uma dica é escolher cores escuras, já que com a areia tênis mais claros podem sujar e ficar manchados.

Como saber a forma correta de escolher o melhor sapato para usar na praia?

Faça uma avaliação do local e ocasião

Apesar de em todas as praias você deva levar em consideração que colocará os pés na areia, quando for participar de eventos específicos como casamentos ou festas, é importante perguntar para quem está organizando o evento se terão tendas com proteção para os pés, tapetes ou tablados.

as rasteirinhas podem ser usadas para eventos mais chiques como também nos casuais e passeios na areia
as rasteirinhas podem ser usadas para eventos mais chiques como também nos casuais e passeios na areia

A partir disso você consegue ter uma ideia se é possível arriscar um salto alto mais grosso, ou se é melhor ficar na rasteirinha, especialmente se você for madrinha e for ficar muito tempo de pé.

Os homens podem até mesmo escolher sapatênis ou tênis comum para a ocasião.

Combine o sapato com o ambiente

Principalmente se você for participar de um evento é importante combinar os sapatos com a decoração do ambiente, assim você não destoa e nem fica se sentindo como se tivesse escolhido o sapato errado. Para praias normalmente o branco é a cor mais convidativa junto com o azul e o amarelo.

Tenha em mente também a sua roupa, o tipo de evento, se você está indo à praia para passeio ou para uma festa, se você vai entrar no mar e se você vai durante o dia ou durante a noite.

Avalie o conjunto

Algumas perguntas essenciais para saber escolher o seu sapato são:

  • você ficará muito tempo andando na areia?
  • é uma festa? Você vai ficar até a hora da pista de dança?
  • o evento é durante a noite ou durante o dia?
  • você pretende entrar no mar?

A partir das suas respostas você consegue encontrar o sapato ideal para a ocasião, sem precisar levar uma bolsa com um chinelo para trocar no meio do evento.

Depois de ver que tipo de calçado usar na praia, não deixe de levar as nossas dicas em consideração caso precise ir a um evento praiano ou quando for passar as férias de verão na praia. Além de garantir o estilo do look, você ainda garante um maior conforto na hora de curtir a areia.

Confira as ofertas de biquínis e maiôs no site da Basickini!

Avise-em quando chegar Informaremos você quando o produto chegar ao estoque. Deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.