Qual o significado da palavra biquíni? Conheça mais sobre a história da peça

significado da palavra biquíni

Apesar de ser uma peça muito usada nos verões atuais, o biquíni nem sempre foi visto com bons olhos. Quando foi lançada, a peça causou um verdadeiro alvoroço no mundo todo e eram poucas as mulheres que tinham a ousadia necessária para desfilar com o traje pelas praias. Mas você sabe significado da palavra biquíni?

Lançado em Paris, por um engenheiro de automóveis na época, o biquíni, ou Bikini, é uma peça inspirada em um atol localizado no Pacífico, e recebeu esse nome devido ao seu impacto na sociedade da época e como a população francesa e mundial reagiu ao lançamento de uma peça tão inovadora e ousada.

Para que você entenda melhor como o lançamento do biquíni foi encarado pelo mundo e o que a palavra realmente significa, separamos um post completo explicando mais sobre o assunto. Veja a seguir!

Qual o significado da palavra biquíni?

O primeiro biquíni foi criado em 1946 pelo francês Louis Réard, que, apesar de ter inventado o traje, era um engenheiro de automóveis. O francês criou o biquíni enquanto cuidava dos negócios da mãe, que acabou servindo de uma espécie de inspiração para o modelo de traje de banho, já que ela era dona de uma fábrica de lingeries.

 o significado da palavra biquíni está ligada ao atol do Pacífico
o significado da palavra biquíni está ligada ao atol do Pacífico

Quando o engenheiro imaginou o biquíni, pensou logo no que ele causaria no mundo da moda e fez uma relação com o atol localizado no pacífico, chamado de Bikini, onde eram testadas bombas nucleares durante a segunda guerra mundial.

Com isso, Louis batizou a peça com o nome por entender que o seu lançamento seria bombástico, o que se concretizou, já que a peça foi considerada a maior invenção do século XX por muitos estilistas.

Porém, apesar de ser o assunto do momento, a peça acabou não agradando a maior parte da população por mostrar muito do corpo feminino, mesmo que na época ele não fosse tão pequeno como é conhecido hoje em dia. Como resultado, seu sucesso levou alguns anos até se concretizar.

Na Língua Portuguesa, porém, a palavra foi transformada em biquíni, levando em conta que não se tem o costume de usar a letra K nos vocábulos portugueses.

Quais os tipos de biquíni mais famosos no Brasil?

Fio dental

O biquíni fio dental fez sucesso em todo o mundo em meados dos anos 80 depois de começar a ser usado em território nacional desde 1960. Embora seja conhecido mundialmente, é pouco comum encontrarmos uma mulher de fora do país usando esse tipo de traje, já que lá fora os biquínis costumam ser menos cavados na parte de trás.

Atualmente esse é o modelo de biquíni mais usado entre as brasileiras por explorar as curvas do corpo e valorizar a cintura e bumbum.

Crochê

O crochê foi um modelo de biquíni bastante explorado na década 90 até os anos 2000, depois disso o modelo artesanal fabricado à mão perdeu espaço no gosto das brasileiras,e atualmente voltou a fazer sucesso nas praias do país.

os biquínis e maiôs de crochê fazem bastante sucesso entre as brasileiras
os biquínis e maiôs de crochê fazem bastante sucesso entre as brasileiras

Um dos motivos para o retorno dos biquínis de crochê no verão brasileiro é seu leque de possibilidades, que permite que a peça seja produzida nos mais variados modelos do mercado e até mesmo com recortes inovadores.

Cintura alta

O tipo cintura alta ou hot pants é ideal para as mulheres que querem modelar o corpo, valorizando o quadril, e de quebra disfarçar as gordurinhas indesejadas na região do abdômen.

Esse modelo dá uma sensação de alargamento do quadril devido ao seu contorno que ajuda a evidenciar o desenho da cintura e desenhar a silhueta.

Asa delta

O biquíni asa delta é mais um exemplo de peças de verão passados que voltaram a virar tendência nos dias de hoje.

Muito popular nos anos 80 e 90, o modelo de biquíni também chamado de cavado voltou a aparecer no verão brasileiro por ter caído nas graças de famosas como Anitta, o que fez com que a procura pelo modelo começasse a aumentar.

o modelo voltou a fazer sucesso graças a celebridades como Anitta e Iza
o modelo voltou a fazer sucesso graças a celebridades como Anitta e Iza

O corte é chamado de asa delta exatamente por ter sua calcinha esticadas para o alto, o que valoriza o quadril e as penas dando uma impressão de silhueta alongada. 

Graças ao seu grande sucesso, o biquíni asa delta ganhou até mesmo uma variação para o maiô, que também tem feito sucesso entre as brasileiras.

Leia mais sobre o biquíni asa delta clicando aqui!

Cortininha

Ao contrário da grande maioria dos biquínis que têm a atenção voltada à calcinha, o modelo cortininha conta com seu diferencial na parte superior do traje.

Na maioria das vezes, o biquíni cortina é confeccionado em forma de triângulo que pode ser ajustado em uma cordinha que é amarrada nas costas, o que possibilita uma maior mobilidade da peça que pode ser ajustada de acordo com o tamanho do seio, seguindo literalmente o conceito de uma cortina.

Tomara que cai 

O tomara que caia se diferencia dos biquínis tradicionais por não ter alças superiores, ideais para quem deseja pegar um bronzeado dourado sem marca nos ombros. Diferente dos outros modelos, o que ajuda na sustentação dos seios é sua modelagem e amarração nas costas.

os biquínis tomara que caia são excelentes para quem tem seios pequenos e quer valorizar a região
os biquínis tomara que caia são excelentes para quem tem seios pequenos e quer valorizar a região

É necessário ressaltar que esse modelo não é muito indicado para mulheres que possuem os seios fartos por ter um poder de sustentação um pouco menor. 

O sucesso da peça é tão grande que existem até técnicas de amarração de biquínis normais que transformam modelos tradicionais em tomara que caia.

Leia mais sobre amarrações diferentes de biquíni clicando aqui!

Depois de aprender mais sobre o significado da palavra biquíni e ver como a invenção impactou o mundo todo ficou mais fácil compreender por que as mulheres estrangeiras usam peças menos cavadas, diferente do que costumamos ver nas praias brasileiras.

Confira as nossas opções de biquínis básicos e confortáveis aqui na Basickini!

Avise-em quando chegar Informaremos você quando o produto chegar ao estoque. Deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.