Como usar as saídas de praia? Confira todos os modelos disponíveis no mercado

saídas de praia

Quando falamos em saídas de praia, a primeira peça que vem em nossa mente é a canga, uma espécie de lenço que pode ser usado como saia por cima do biquíni. Porém, as saídas de praia vão muito além das cangas e dão um maior estilo conforto para quem visita as praias ou quer curtir um final de semana na piscina.

As saídas de praias são usadas especialmente para mulheres que desejam se cobrir após entrar na água, mas sem precisar vestir roupas normais e pesadas, levando em conta o calor da estação. Muitas delas ainda usam a peça para visitar restaurantes e bares do litoral sem precisar ir ao hotel se trocar.

Confira a seguir a maneira certa de usar a peça!

Como usar as saídas de praia?

Vestido

Existem diversos tipos de saídas de praia, a forma correta de usar cada uma delas depende exclusivamente do modelo da peça que você escolheu. Nos casos de saídas de praia que se assemelham a vestidos, as peças devem ser fluidas e feitas com tecidos de fibras naturais, seda e até tricô, além de rendas e lese, uma espécie de tecido vazado com pequenos furinhos.

os vestidos levinhos são ótimos para serem usados como saídas de praia
os vestidos levinhos são ótimos para serem usados como saídas de praia

É importante que a peça combine com o biquíni, já que a maioria é transparente ou deixa a roupa de banho à vista. 

Túnica

Muito parecida com o vestido, a túnica é uma peça única que tem a gola em V e tende a ser mais curta, um dos motivos que faz com que a peça seja usada como saída de praia.

A grande maioria das túnicas são confeccionadas em tecidos leves como seda e possuem uma grande variedade de estampas.

Uma dica caso você queira combinar a roupa de banho com a saída de praia é escolher uma saída estampada e usar com um biquíni liso, ou uma saia lisa com uma roupa de banho estampada.

Se a ideia for usar uma túnica para ir ao restaurante à beira mar, prefira colocar um shorts por baixo, já que a peça fica muito curta e acaba mostrando a parte debaixo do biquíni.

Bata ou camisa

Também semelhante às túnicas e vestidos, as batas e camisas são peças únicas usadas por cima do biquíni ou maiô.

as camisas podem ser usadas como saídas de praias se forem feitas de panos leves
as camisas podem ser usadas como saídas de praias se forem feitas de panos leves

Além de poder comprar batas específicas para saída de praia, também é possível aproveitar algumas peças do guarda-roupa, sendo necessário apenas ter em mente que as batas e camisas devem ser mais compridas do que a altura do quadril para cobrir a parte debaixo do biquíni e precisam ter um tecido leve, evitando que você fique o dia todo molhada.

Nesses casos também é indicado o uso do shorts em ocasiões em que a ideia é ir a estabelecimentos como restaurantes e mercados após o mergulho.

Blusa e shorts

Bastante comum nas praias do Brasil, a combinação de blusa e shorts é bastante usada como uma saída de praia depois de um mergulho. Algumas mulheres acabam pecando, porém, ao escolher uma blusa de uma malha muito pesada, o que faz com que ela fique úmida durante o dia todo.

Essa combinação é ideal para quem deseja estender o passeio para outros lugares como restaurantes e até caminhadas sem precisar ir se trocar no quarto do hotel.

os shorts combinados com blusinhas leves ou cropped dão um ar mais arrumadinho sem precisar voltar para o hotel
os shorts combinados com blusinhas leves ou cropped dão um ar mais arrumadinho sem precisar voltar para o hotel

Uma dica é escolher blusas específicas para saída de praia ou aquelas que tenham um tecido mais leve, podendo também ser de renda ou crochê e até croppeds levinhos.

Cangas

As cangas são as saídas de praia mais famosas entre quem curte uma piscina ou um mergulho no mar. Além de também ser a peça mais versátil, já que pode ser usada como saia, vestido ou blusinha, e possui diversas possibilidades de amarração para criar um visual diferente com a mesma peça.

A canga ainda pode ser usada estendida na areia para você deitar em cima e tomar sol, além de ter se popularizado nas redes sociais como amarrações na cabeça para dar um estilo a mais ao look.

as cangas também podem ser usadas como saídas de praia
as cangas também podem ser usadas como saídas de praia

Vale lembrar de verificar se a canga tem um cor muito forte e se essa cor pode manchar o biquíni, especialmente se ele for branco ou de cores mais claras.

Dicas de como usar sua saídas de praia

Saiba escolher o tecido

Os tecidos como seda, algodão e linho são ótimos para quem deseja usar uma saída de praia e não se sentir molhada o dia todo. Porém, existem outras opções de tecidos que também garantem um conforto após o mergulho como renda e lese.

Combine o biquíni com a saída

Além de usar biquínis lisos e saídas estampadas, ou vice e versa, para evitar uma poluição visual, você também precisa ficar atenta para combinar as cores das duas peças. Uma dica que funciona muito é usar sempre a peça na cor lisa que pode ser encontrada nas estampas.

quando o biquíni aparecer, combine sempre a cor da saída de praia com a cor do tecido debaixo
quando o biquíni aparecer, combine sempre a cor da saída de praia com a cor do tecido debaixo

Por exemplo, se sua canga é floral e possui algumas flores azuis, você pode escolher um maiô liso azul para usar com ela.

Evite tecidos transparentes se você usar modelos plus size

Os tecidos com transparência acabam deixando as gordurinhas em evidência, e devem ser evitados por mulheres que se incomodam com isso. Do contrário, você pode usar a saída de praia que mais se sentir confortável.

Combine as saídas com a cor da pele

As morenas deixam a pele ainda mais em destaque ao usar cores mais claras como salmão, amarelo e rosa claro, por exemplo. Enquanto isso, as de pele mais pálidas podem abusar de cores escuras como vermelho, preto e bordô.

Mulheres baixas devem saber usar as saídas de praia curtas

Para as mulheres mais baixas o ideal é usar saídas de praia mais curtas, deixando mais da perna à mostra e causando uma ilusão de serem mais altas.

Junto a isso, ainda é possível optar por um modelo de biquíni asa delta que ajuda a alongar a silhueta principalmente se a saída de praia tiver uma leve transparência.

Leia também O que é biquíni asa delta?

Depois de ver como usar as saídas de praia e aprender mais sobre cada uma delas, use e abuse dos panos mais leves para cobrir o corpo sem precisar voltar para o hotel ou para casa para se trocar, principalmente se você tiver planos de ir a restaurantes, barzinhos ou supermercado após curtir a praia.

Confira as nossas opções de biquínis básicos e confortáveis aqui na Basickini!

Avise-em quando chegar Informaremos você quando o produto chegar ao estoque. Deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.