Qual melhor horário para se bronzear no sol sem sofrer danos na saúde?

melhor horário para se bronzear

Para saber a melhor maneira de pegar o bronzeado perfeito de forma saudável sem danificar a saúde da pele, é indispensável que você saiba qual é o melhor horário para se bronzear no sol. Afinal, tomar sol durante muito tempo em horários em que ele está muito forte pode acabar contribuindo para o câncer de pele e queimaduras, dando resultados muito diferentes daqueles que você deseja.

Porém, não é só isso que você precisa saber antes de sair no sol e pegar uma cor: além de passar protetor solar nas costas e barriga, você também não pode se esquecer das mãos, orelhas, rosto, pés, pernas e colo. A aplicação deve ser feita no mínimo 30 minutos antes da exposição solar, o que não somente garante uma proteção maior da pele, mas também contribui para que o bronzeado dure mais.

Pensando em lhe ajudar, separamos dicas de qual o melhor horário para se bronzear no sol e quais cuidados você deve ter na hora de pegar uma cor. Confira!

Qual o melhor horário para se bronzear no sol?

Não existe um melhor horário que garanta que você irá se bronzear mais facilmente.

o melhor horário para se bronzear é antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde
o melhor horário para se bronzear é antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde

O que existe é um horário seguro para que você fique exposta no sol para pegar uma cor sem colocar sua pele em risco. Isso porque o tempo de demora do bronzeamento depende exclusivamente do seu tipo de pele, já que algumas pessoas têm mais facilidade de se bronzear do que outras.

O indicado, porém, é que você tome sempre sol antes das 10 horas da manhã e depois das 4 horas da tarde, quando a emissão de raios ultravioletas é menor, o que diminui os riscos do desenvolvimento de câncer de pele e queimaduras.

A recomendação em relação ao tempo de exposição varia de pessoa para pessoa, sendo importante evitar ficar mais de 2 horas seguidas no sol para evitar insolação.

Para pegar a cor desejada, a dica é ficar entre 30 e 40 minutos durante 7 dias seguidos no sol entre as 7 e 9 da manhã e 4 e 6 da tarde, o que garante um bronzeamento saudável e uniforme.

Como se proteger da forma correta durante o bronzeamento no sol?

Aplique protetor solar

Diferente do que se acredita, o protetor solar não inibe a produção de melanina, substância que deixa a pele mais escura. Pelo contrário, o protetor solar gera uma barreira protetora e hidratante na pele, o que faz com que a cor dure por muito mais tempo.

o protetor solar é importante para proteger a pele e garantir um bronzeado mais uniforme
o protetor solar é importante para proteger a pele e garantir um bronzeado mais uniforme

Isso quer dizer que você não deve ficar exposto ao sol sem o uso de filtro solar, já que os raios UV emitidos pelo sol também refletem na água e na areia, o que pode causar queimaduras e vermelhidão na pele.

Se alimente corretamente

Além de ingerir bastante líquido quando for se bronzear, já que ao ficar exposto ao sol seu corpo tende a desidratar, você também deve consumir alimentos ricos em betacarotenos, substâncias que ajudam a melhorar e potencializar o bronzeado.

Alimentos como damasco, cenoura, morango e tomate, por exemplo, são ricos na substância e podem ser consumidos antes e depois de pegar sol.

Use chapéu

Os chapéus são acessórios que ajudam a proteger o couro cabeludo do sol, e devem ser usados durante o tempo que você estiver no sol para se bronzear.

use um chapéu para proteger o couro cabelo da exposição solar
use um chapéu para proteger o couro cabelo da exposição solar

A dica aqui é escolher um modelo que não cause sombras, o que pode fazer com que seu bronzeado fique manchado.

Saiba escolher o filtro solar

Muitas pessoas acabam usando o protetor solar com um FPS30 sem saber o que esse número significa e para qual pele é indicado.

Resumidamente, o FPS é o fator de proteção que evita que os raios solares ultravioleta B e A, UVB e UVA, causem danos na pele. O número indica quanto tempo a mais uma pessoa pode ficar exposta a esses raios sem que a pele fique vermelha, basta fazer a multiplicação.

Ou seja, se você demora 10 minutos para ficar com a pele vermelha e usa um FPS 30, poderá ficar exposta ao sol sem reaplicar o protetor solar por até 300 minutos, ou seja, 5 horas.

Esse valor depende exclusivamente do tipo de pele, já que peles escuras demoram mais para sofrerem danos pelo sol, enquanto peles claras ficam vermelhas com mais facilidade.

Vale lembrar, também, que a reaplicação deve ser feita sempre depois que você entrar na água, já que ela acaba tirando o produto do corpo.

Quais cuidados devo ter após me bronzear no sol?

Depois do tempo de bronzeamento, é muito importante tomar um banho de água fria com pouco sabonete líquido para evitar que a pele resseque ainda mais.

Em seguida, aplique uma loção pós sol e um hidratante para acalmar a pele e manter o bronzeado por mais tempo, evitando também as descamações que ocorrem depois de longos períodos no sol.

a esfoliação pós sol garante um bronzeado por mais tempo
a esfoliação pós sol garante um bronzeado por mais tempo

Outra dica é sempre aplicar protetor mesmo que não for se expor ao sol e manter uma alimentação rica em alimentos vermelhos como morangos e tomates, e alaranjados, como cenoura e mamão.

Depois de ver qual o melhor horário para se bronzear no sol e quais cuidados tomar para manter seu bronzeado duradouro, não deixe de aplicar protetor solar antes de se expor aos raios solares e escolher os horários recomendados, evitando assim possíveis queimaduras, vermelhidão e descamação.

Avise-em quando chegar Informaremos você quando o produto chegar ao estoque. Deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.