O que significa a sigla FPS no protetor solar?

a principal diferença entre filtro e protetor solar está na classificação de cada um

Você já deve ter notado que sempre que vamos comprar um protetor solar a embalagem apresenta um número que varia entre 20 e 70 e que acompanha a sigla FPS. Junto a essas informações, o rótulo também informa a respeito do PPD, e pode até mesmo vir acompanhada de vários sinais de +. Mas você sabe o que essas siglas e símbolos significam?

Uma velha crença de que quanto maior o FPS, melhor para a proteção da pele fez com que várias pessoas começassem a buscar sempre o maior FPS do mercado sem saber o que realmente ele quer dizer.

E apesar de um FPS alto significar realmente uma proteção maior, não são todas as peles que precisam desse fator elevado, já que tudo depende do fototipo de cada indivíduo. Com a falta de informação, pessoas com pele negras acabam usando um FPS70 sem necessidade, quando poderia investir em um FPS mais baixo e com mais benefícios para a pele.

Confira a seguir todas as informações sobre FPS que você precisa saber antes de comprar seu protetor solar!

O que é FPS?

O FPS é a sigla usada para Fator de Proteção Solar e representa quanto tempo é seguro para ficar exposto ao sol sem que a pele sofra danos causados pelos raios UVB, como vermelhidão e manchas, de acordo com cada tipo de pele.

o FPS é o fator de proteção contra raios solares, e é o que determina seu tempo de exposição antes de sofrer danos na pele
o FPS é o fator de proteção contra raios solares, e é o que determina seu tempo de exposição antes de sofrer danos na pele

Para isso, o consumidor deve multiplicar o número do FPS pelo tempo que seu tipo de pele demora até se queimar com os raios solares, o chamado de fototipo.

Se um tipo de pele que demora 5 minutos para se queimar sem protetor usar um FPS30, o tempo de exposição segura é de 150 minutos. Isto é: 2 horas e meia. Já se uma pele que leva 20 minutos para se queimar usar um FPS30, ela poderá ficar exposta ao sol de forma segura por até 10 horas.

O que é PPD?

Já a sigla PPD (Persistent Pigment Darkening) refere-se ao fator de proteção contra os raios UVA e tem como base a resposta da pigmentação tardia ou persistente de cada pele quando exposta aos raios ultravioletas A.

Atualmente a Anvisa estabeleceu que os protetores solares devem ter, no mínimo, um PPD correspondente a ⅓ do FPS. Ou seja, um protetor com FPS30 deve ter pelo menos um PPD10.

o PPD é a proteção contra os raios UVA, causadores de câncer de pele e envelhecimento precoce
o PPD é a proteção contra os raios UVA, causadores de câncer de pele e envelhecimento precoce

Vale lembrar, porém, que a proteção contra os raios UVA não interferem no bronzeamento da pele, e inclusive, até mesmo garantem uma pele morena mais saudável e livre de riscos como câncer, manchas e até piora dos quadros de melasmas.

O que significa o símbolo + dos protetores solares?

Normalmente, o PPD não vem escrito na embalagem e aparece apenas como símbolos de +. Isso quer dizer que um protetor UVA+ contém um PPD baixo comparado a um UVA++++.

A dica é procurar um protetor que tenha no mínimo 3 símbolos de + para oferecer uma boa proteção contra os raios UVA, dando sempre preferência àqueles com 4 ou 5 símbolos se o seu fototipo for extremamente sensível.

Como saber o meu fototipo?

O fototipo é o fator determinante na hora de escolher um FPS tanto para dias de piscina como para o dia a dia comum. Isso porque o produto deve ser aplicado até mesmo em dias nublados ou de chuva, já que além do sol, as telas também emitem os raios ultravioletas e podem causar danos à pele.

sabe-se que quanto mais clara a pele, mais sensível aos raios solares ela tende ser
sabe-se que quanto mais clara a pele, mais sensível aos raios solares ela tende ser

Pensando nisso, é importante escolher um FPS que te garanta uma proteção prolongada para evitar ter que retocar o produto ao longo do dia, especialmente para quem tem uma rotina corrida.

A seguir, montamos uma tabela que você pode usar como base na hora de escolher seu FPS:

Características da pele e físicasMédia de tempo de exposição segura antes de se queimar com o solFator de proteção mínimo
Pele extremamente clara, olhos claros e cabelos loiros ou ruivos5 minutosFPS60
Pele clara, olhos castanhos e cabelos loiros ou castanhos5 minutosFPS60
Pele clara, olhos e cabelos castanhos15 minutosFPS50
Pele morena clara e olhos e cabelos castanhos20 minutosFPS50
Pele morena média, olhos e cabelos escuros25 minutosFPS40
Pele negra, olhos e cabelos escuros30 minutosFPS40

É importante ressaltar, ainda, que o protetor deve ser reaplicado a cada 2 horas caso você transpire em excesso ou entre na água e o protetor não seja resistente à umidade.

Leia também 10 Melhores Protetores Solares para o Rosto

Como escolher o protetor solar ideal?

Textura

  • Gel: peles oleosas e mistas;
  • Oil free: livre de óleos, ideal para peles oleosas;
  • Cremosa: levam hidratantes na composição, indicado para peles secas;
  • Toque seco: textura matificante, ideal para peles oleosas e mistas.

Sem cor ou com cor?

Além de ajudar a disfarçar imperfeições, os protetores solares com cor ajudam a proteger ainda mais da radiação vindo de eletrônicos e telas, já contam com agentes físicos na composição.

Com isso, acabam protegendo também da luz visível e não apenas da invisível.

Embora os danos sejam menores do que os causados pela luz solar, esses raios emitidos repetidamente em nossa pele todos os dias podem causar manchas e escurecimentos a longo prazo.

A quantidade de protetor aplicada influencia no FPS?

Sim. Mesmo que o FPS seja 70, uma aplicação mal feita e com pouca quantidade de produto pode fazer com que o protetor perca a sua eficiência. Isso faz com que, mesmo usando um protetor de qualidade, você acabe se queimando ao se expor aos raios solares.

Leia também 10 Melhores Protetores Solares para o Corpo

para conseguir a proteção indicada no rótulo do protetor é essencial usar as quantidades indicadas para cada região do corpo
para conseguir a proteção indicada no rótulo do protetor é essencial usar as quantidades indicadas para cada região do corpo

Além de ler o rótulo do produto e seguir as instruções do fabricante, você também pode se basear nessas quantidades para garantir que aplicará o necessário para conseguir o FPS indicado na embalagem:

  • 1 colher de chá no rosto, cabeça e pescoço;
  • 1 colher de chá em cada braço e antebraço;
  • 2 colheres de chá na barriga, colo e nas costas
  • 2 colheres de chá em cada coxa e perna;
  • 1 colher de chá para as mãos e pés.

Depois de aprender o significado da sigla FPS, não deixe de ficar atento a esse valor antes de comprar um novo protetor solar, especialmente em dias de praia e piscina. Também é importante verificar a resistência do produto à água antes de dar um mergulho e assim saber se há ou não necessidade de reaplicar o produto.

Confira as nossas opções de biquínis básicos e confortáveis aqui na Basickini!

Avise-em quando chegar Informaremos você quando o produto chegar ao estoque. Deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.