Qual a forma certa de escrever biquíni? Veja a grafia correta da palavra na Língua Portuguesa

o Outlet Modas Passadas oferece opções de biquínis com preços acessíveis e sem defeito de fábrica

O biquíni é um traje de praia derivado do maiô criado em 1946 por um estilista francês, e recebeu o nome em homenagem ao atol de Bikini, uma ilha em forma de anel com uma lagoa no centro que fica localizada no pacífico, usada para testar bombas nucleares. Foi a partir disso que começaram a surgir as dúvidas a respeito da forma certa de escrever biquíni.

Hoje em dia é muito comum vermos pessoas usando tanto o termo biquíni como também biquini sem assento, biquine, bikine e bikini. Tudo isso de acordo com o país e região em que o termo é falado e escrito.

veja a forma certa de escrever biquíni no texto de hoje

Para você aprender a escrever biquíni da forma correta de acordo com a língua portuguesa, separamos um post explicando mais sobre o assunto. Confira!

Qual a forma certa de escrever biquíni?

A forma certa de escrever a palavra é “biquíni”, com assento e com 3 i’s se estiver falando a Língua Portuguesa. Já se você estiver falando em um contexto inglês, o correto é Bikini, exatamente da mesma forma que se escreve o nome do atol do Pacífico.

Como surgiu a palavra biquíni?

Como vimos no início do texto, a palavra bikini vem da ilha Namu, que fica no atol de Bikini, onde foram testadas diversas bombas nucleares em meados de 1946.

pensando no efeito que a peça teria no mundo, o criado escolheu a palavra biquíni inspirado no atol de Pacífico
pensando no efeito que a peça teria no mundo, o criado escolheu a palavra biquíni inspirado no atol de Pacífico

Naquele ano, Edward Teller iniciou os testes com uma bomba de hidrogênio, o que acabou causando uma bola de fogo equivalente a 500 sóis, chamando a atenção do mundo todo.

Aproveitando o assunto mais comentado do momento, Louis Réard, um estilista francês que na época era apenas um engenheiro, criou o biquíni a partir da concepção original de maiô, dividindo a peça em duas partes.

Por ser um conceito ousado para a época, o criador deu o nome de Bikini por considerar uma explosão no conceito de traje de praia da época, e também pensando no impacto que ele teria na sociedade mundial.

Como durante essa época o mundo já enfrentava as lutas femininas para que as mulheres tivessem mais espaço no mundo, o biquíni começou a ser usado principalmente por aquelas que abraçavam a causa, já que a peça demonstrava uma maior autonomia do próprio corpo.

Aqui no Brasil, a primeira mulher que usou a peça em público foi Miriam Etz, uma modelo e artística plástica alemã.

Porém, o traje acabou sendo proibido em vários países do mundo, incluindo também a França, país de origem, já que a peça começou a ser visto com maus olhos pela sociedade.

A peça só se popularizou graças a mulheres que passaram por cima da lei e começaram a desfilar com a peça pelas praias, como Brigitte Bardot, Jane Birkin e Rita Hayworth.

Quando a peça ganhou mais popularidade?

Foi na década de 60, quando as pessoas começaram a questionar os dogmas sociais e as regras impostas na sociedade que a peça ficou ainda mais popular.

em meados dos anos 60 as mulheres começaram a ter mais autonomia, e usavam o biquíni para provar que podiam decidir o que queriam usar
em meados dos anos 60 as mulheres começaram a ter mais autonomia, e usavam o biquíni para provar que podiam decidir o que queriam usar

Com o biquíni, as mulheres conseguiam demonstrar que poderiam decidir o que queriam e que tinham autonomia para tomar suas próprias decisões, principalmente mulheres que estavam ligadas ao movimento pop e vanguardas da arte e da moda.

Já em 1980, a peça começou a ganhar cores vibrantes e peças cada vez menores, sendo o ano de lançamento do asa delta, que passou a ser o modelo mais usado pelas brasileiras nas areias da praia.

Leia mais sobre a história do Biquíni clicando aqui!

Como Bikini virou Biquíni?

Ao chegar nos países de língua portuguesa, a peça acabou sendo aportuguesada para biquíni, já que no dialeto português a letra K é pouco usada na maioria dos vocábulos.

Quando o biquíni ficou famoso no Brasil?

O biquíni se consolidou no Brasil em 1990, quando as empresas começaram a lançar chapéus de praia, chinelos, óculos, cangas, saída de praias, sacolas e toalhas como uma espécie de moda praiana.

Porém, ainda na década de 70 uma modificação na peça aqui no Brasil chamou a atenção do mundo todo. Nessa época as brasileiras já usavam peças menores do as usadas no rosto do mundo, e com a criação do biquíni jeans o mercado revolucionou a forma de vestir a peça.

com os modelos mais cavados como o asa delta. o biquíni começou a fazer cada vez mais sucesso no Brasil
com os modelos mais cavados como o asa delta. o biquíni começou a fazer cada vez mais sucesso no Brasil

Como o tecido tem menos elasticidade, acabou que a maioria das peças não passavam nem das coxas das clientes e ficavam muito apertadas.

Em uma tentativa de achar uma solução para evitar que as peças fossem jogadas fora, a fábrica cortou as laterais para que pudesse ser amarradas a gosto do cliente, dando origem ao biquíni de lacinho.

A partir dessa criação os biquínis começaram a ser revolucionários no mundo todo, e conforme o tempo passa o mercado lança mais variedades da peça, que atualmente é bem menor se comparada ao biquíni lançado em 1946.

Depois de ver a forma certa de escrever biquíni, lembre-se que essa maneira só é usada quando você estiver falando na língua portuguesa, já que em inglês ainda usa-se a palavra bikini, nome de origem da peça.

Confira as nossas opções de biquínis básicos e confortáveis aqui na Basickini!

Avise-em quando chegar Informaremos você quando o produto chegar ao estoque. Deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.