Como fazer uma canga passo a passo em casa?

fazer uma canga

A canga é caracterizada por uma espécie de tecido retangular usado na praia como toalha para tomar sol, embora também possa ser usada como saídas de praia e toalhas para se secar. Porém, em algumas regiões é difícil encontrar cangas com estampas alegres e vibrantes, e muitas pessoas buscam como fazer uma canga em casa para conseguir montar looks incríveis no verão.

Graças a sua versatilidade, ela pode se transformar em vestidos, blusinhas, saias e até lenços para cabelo, e têm feito bastante sucesso entre a mulherada. Seu tecido leve também é um ponto chave, já que isso faz com que a canga seque mais rapidamente e evita aquela sensação de roupa molhada durante o dia.

Aprenda a seguir como fazer uma canga com a estampa da sua escolha em casa!

Como fazer uma canga passo a passo em casa?

Passo 1: escolha o tecido

O primeiro passo para fazer uma canga em casa é escolher o tecido, e é muito importante que você opte por aqueles que são leves e não pesem quando estiverem molhados.

o tecido da canga deve ser leve para que ela não pese ou demore a secar
o tecido da canga deve ser leve para que ela não pese ou demore a secar

Algumas opções são viscose e chiffon para usar como saída de praia e tecidos à base de algodão para quem deseja deitar em cima da canga para tomar sol.

Depois disso, escolha os formatos e as cores que você mais gosta e que mais combinam com os biquínis que você tem em casa.

Passo 2: escolhendo as cores

Nessa etapa você pode brincar com as diversas possibilidades de cores, formatos e estampas. Lembre-se que sempre que você for usar a canga como saída de praia, é essencial que ela combine com seu biquíni que estará aparecendo na amarração da nuca.

A dica é escolher estampas que tenham a cor do biquíni liso, ou um tecido de uma cor lisa que tenha em seu biquíni estampado.

escolha cores e estampas que combinem com seu biquínis
escolha cores e estampas que combinem com seu biquínis

Você ainda pode brincar com as estampas dos biquínis e da canga, desde que elas conversem entre si. Estampas com formas geométricas ou florais, por exemplo, tendem a combinar com uma facilidade maior.

Passo 3: separe os materiais

Depois de decidir a estampa que mais combina com o biquíni, defina o formato da canga. Você pode fazer cangas retangulares ou redondas, e o mais indicado é que ambas tenham entre 1 e 1,2m de comprimento/diâmetro.

Além disso, você também vai precisar de uma agulha, linha da cor do tecido e tesoura.

Passo 4: faça a bainha

Corte o tecido de acordo com o formato escolhido com a ajuda de um molde e faça a bainha. Você pode tanto costurar a barra do tecido na mão como em uma máquina de costura, caso tenha habilidade. 

Aprenda a fazer bainha nesse vídeo:

Passo 5: lave o tecido

Depois que a bainha estiver pronta, é hora de lavar a sua canga e deixar secar para usar na sua próxima ida à praia. Caso você goste de peças estilizadas, pode fazer apliques de babados, franjas e até pompom em sua canga.

Dicas de como cuidar da canga feita em casa

Lave a canga sempre depois de usá-la

Sempre que for usar a canga, lave-a quando chegar em casa da praia ou piscina com água fria na torneira e estenda para secar.

Quando ela estiver com sujeira de sucos, refrigerantes e manchas de comida, é indicado usar sabão neutro e lavá-la à mão, ou colocar no ciclo delicado da sua máquina de lavar dentro de um saquinho próprio para tecidos mais finos.

Não passe a canga com o ferro

Por ser feita de tecidos leves e finos, as cangas acabam tendo uma sensibilidade maior ao calor, e passar com o ferro pode deixar o tecido marcado e ainda acabar queimando a peça. Quando for colocar no varal, estique bem o tecido e coloque dois pregadores nas pontas para evitar marcas.

Armazene fazendo um rolinho para também evitar dobras no tecido.

Não use óleo de bronzear quando estiver usando a canga

Produtos usados para deixar a pele com um bronzeado dourado ou então para clarear os pelos pode fazer com que a canga fique manchada, especialmente por serem oleosos e com tendência a mudar a cor dos pigmentos.

Evite secar ao sol

Especialmente as cangas com tecidos mais coloridos, é importante deixar a peça secar na sombra para evitar que desbotem. Como os panos são levinhos, acabam secando durante a noite apenas com o vento, sem necessidade do calor do sol.

Como fazer canga de crochê em casa?

Além da canga de tecido comum, ainda é possível fazer uma canga de crochê para dar uma variada no look. Se você não domina a técnica, pode pedir para sua avó ou tia que saiba como usá-la.

sempre que for usar crochê na praia, escolha linhas finas e desenhos mais vazados
sempre que for usar crochê na praia, escolha linhas finas e desenhos mais vazados

Prefira os fios mais finos e faça desenhos grandes e largos. Isso porque a linha molhada tende a ficar mais pesada, e quanto menos linha você colocar na canga, menos pesada ela ficará após o seu mergulho.

Vale lembrar que esse tipo de canga só pode ser usada como saída de praia, já que ela pode não ser o suficiente para secar o seu corpo por ter vários desenhos vazados.

Pensando nisso, opte sempre por linhas mais finas para que a peça seque mais rápido e você não fique com a sensação de estar molhada o dia todo.

Depois de ver como fazer uma canga passa a passo em casa, use nossas dicas para variar a sua saída de praia e aproveite para montar looks incríveis e com a cara do verão. Aproveite para compor o visual com biquínis coloridos para criar ainda mais destaque e contraste para  a sua canga!

Avise-em quando chegar Informaremos você quando o produto chegar ao estoque. Deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.