O que é uma canga? Descubra todas as versatilidades do acessório

o outlet Catarina Fashion abre de segunda à segunda e também nos feriados

Embora a canga seja conhecida por grande parte das mulheres que frequentam a praia, nem todas sabem que a peça é bastante versátil e que pode ser usada até mesmo como uma saída. Com origem africana, o pedaço de pano tem se popularizado cada vez mais durante o verão brasileiro. Mas você sabe o que é uma canga?

A canga começou a ser usada durante o século 19 em Moçambique por mulheres que queriam dar uma diferenciada no look. Para isso, elas usavam tecidos de algodão trazidos pelos portugueses para amarrar por cima do vestido e criar um conceito totalmente inovador.

Foi a partir daí que a canga se popularizou por todo o continente africado e passou a ser adaptada tanto nos tamanhos encontrados no mercado, como na forma de amarrar e nas estampas, até chegar na canga de praia.

confira no artigo a seguir o que é uma canga e como usá-la corretamente

Para que você entenda melhor o que é uma canga e quais as maneiras mais populares de usar a peça, separamos um post completo sobre o assunto. Confira!

O que é uma canga?

A canga é um tecido leve normalmente no formato de uma toalha e é caracterizado por ser uma peça fresca que seca com mais facilidade, exatamente para suprir as necessidades das mulheres na praia. 

a canga é um pedaço de tecido leve que pode ser usado para se secar depois de um mergulho ou deitar na areia para tomar sol
a canga é um pedaço de tecido leve que pode ser usado para se secar depois de um mergulho ou deitar na areia para tomar sol

Afinal, a canga é usada não somente para se deitar e tomar sol, mas também como uma saída de praia amarrada na cintura, o que faz com que seja necessário que ela seque mais rapidamente para evitar possíveis infecções.

Além disso, a peça ainda pode ser usada como lenço de cabelo, vestido e até acessórios nos pulsos e pescoço.

7 maneiras de usar uma canga

1- Como toalha para pegar um bronzeado

A canga pode ser esticada como uma espécie de toalha para se deitar na areia quando for pegar um bronzeado ou simplesmente quando quiser relaxar. Por ter um tecido macio e fino, a canga evita que você transpire, ao mesmo tempo que não deixa a areia causar atrito com sua pele. 

Leia também Como conseguir um bronzeado dourado?

2- Como toalha

Uma das formas mais comuns de utilizar a canga é como toalha após o mergulho no mar, já que seu tecido é caracterizado por secar com mais facilidade especialmente na praia onde o calor tende a ser maior.

Com isso, as mulheres acabam usando a canga para se secar e estendendo o pano na areia para tomar um sol.

Quando decidem ir embora, o tecido da peça já está seco e pronto para ser usado como saída de praia.

3- Vestido

Outra amarração bastante conhecida da canga é uma saída de praia em forma de vestido, que pode ser usada até mesmo para ir a um restaurante ou barzinho após o mergulho sem precisar ir se trocar no quarto do hotel.

Uma forma simples de amarrar o tecido é envolvendo o corpo com a canga e usando as pontas para amarrar no pescoço, lembrando-se de combinar as estampas e cores.

o acessório pode ser usado combinando as estampas com o biquíni
o acessório pode ser usado combinando as estampas com o biquíni

Você pode até mesmo usar um cinto para marcar ainda mais a cintura, caso se lembre de levá-lo em sua bolsa de praia.

4- Como vestido tomara que caia

Outra forma de amarrar a canga bastante comum e prática é em um vestido tomara que caia, que dá um ar de verão ainda maior para o seu look. Essa amarração também costuma ser bastante simples, sendo necessário apenas envolver o corpo com o tecido e fazer uma amarração no busto, valorizando ainda mais o colo bronzeado do sol.

O ideal para esse tipo de saída de praia é usar um biquíni ou maiô que também seja tomara que caia.

5- Como saia longa

Também considerada uma das formas mais comuns de amarração de cangas, o estilo saia longa faz bastante sucesso entre as brasileiras durante o verão.

Luísa Sonza com a canga estilo saia longa
Luísa Sonza com a canga estilo saia longa

E o melhor: pode ser usado para compor um look noturno em um luau, jantar romântico e até para visitar pontos turísticos e eventos pela cidade.

Além de ser um look bastante elegante, a saia longa ainda passa um ar de sensualidade quando combinada com um top que deixa a silhueta à mostra, e combina bastante com acessórios como brincos, colares longos e pulseiras.

Porém, vale lembrar que a saia longa não necessária compõe looks apenas formais e pode ser usada em almoços com as amigas e passeios no shopping após um mergulho, por exemplo.

6- Como minissaia

Diferente do que se imagina, apesar de se tratar de um pano longo, não são apenas saias longas que podem ser feitas a partir de uma canga.

Buna Marquezine usando uma canga estilo minissaia
Buna Marquezine usando uma canga estilo minissaia

O tecido pode ser amarrado também como uma minissaia quando amarrada na lateral, podendo até mesmo ter um corte mais cavado e sensual que pode ser usado como saída de praia ou look para luaus e festas noturnas.

7- Como blusinha

A versatilidade de amarração da canga permite que ela seja amarrada como camiseta, frente única, tomara que caia e os mais diversos tipos de parte de cima que você possa imaginar.

Combinada com um shorts ou saia jeans, o tecido traz leveza ao look e ainda permite que você vá a festas, almoços e jantares após a praia sem precisar ir até o hotel ou carregar muitas roupas dentro da mala.

Agora que você aprendeu o que é uma canga e como fazer as amarrações mais usadas do tecido, não deixe de colocar mais de uma opção da peça em sua mala para diversificar ainda mais os seus looks. Vale lembrar que por ter tantas variações de amarração, a canga ainda lhe permite economizar espaço na mala, já que pode ser usada como várias peças diferentes.

Confira as nossas opções de biquínis básicos e confortáveis aqui na Basickini!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avise-em quando chegar Informaremos você quando o produto chegar ao estoque. Deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.