Como ficar com um bronzeado dourado? Dicas infalíveis para conseguir a cor desejada

Pegar um bronzeado nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem tem a pele muito branca. Isso porque, dependendo da forma como você se expõe ao sol, a tendência é que você fique com a pele vermelha e queimada, um resultado muito longe do bronzeado dourado cobiçado pela maioria das mulheres.

Embora muitas pessoas não saibam, bronzear-se não é apenas questão de estética: os raios solares são ricos em substâncias que estimulam a produção dos hormônios da felicidade como a serotonina e produção das células T, responsáveis pelo combate à infecções.

No entanto, para ficar com um bronzeado dourado de dar inveja e ainda assim conseguir todos os benefícios dos raios solares, é importante que você aprenda a maneira correta e saudável de pegar sol. Confira as nossas dicas no artigo a seguir!

Dicas de como ficar com um bronzeado dourado

Faça a preparação da pele

Antes de tomar sol é importante deixar a pele totalmente limpa, sem medicamentos tópicos ou hidratantes, e fazer uma esfoliação no corpo todo com 3 dias de antecedência, nunca no mesmo dia em que você pegará sol.

faça uma esfoliação na pele pelo menos 3 dias antes de sair para o sol
faça uma esfoliação na pele pelo menos 3 dias antes de sair para o sol

Isso porque a esfoliação deixa a pele mais fina e mais sensível, e pode contribuir para queimaduras e vermelhidão.

Aplique o protetor solar corretamente

Acreditar que o protetor solar inibe o bronzeamento é uma péssima forma de conquistar o tão sonhado bronzeado dourado.

Diferente do que a maioria acredita, o protetor solar não somente age protegendo a pele contra a vermelhidão, como também ajuda a manter um bronzeado uniforme e duradouro graças à sua ação hidratante, que prolonga os efeitos do sol na produção de melanina.

O ideal é escolher um protetor que lhe proteja de acordo com a sua pele e o tempo que ela demora para começar a ficar vermelha e queimada. Um FPS 30, por exemplo, consegue proteger uma pele clara que se queima em 5 minutos por até 2 horas e meia.

o protetor solar ajuda a garantir a saúde da pele
o protetor solar ajuda a garantir a saúde da pele

Para saber quanto tempo você pode ficar no sol se bronzeando sem correr o risco de ficar vermelha, basta multiplicar o fator de proteção pelos minutos que sua pele leva até sofrer lesões pelos raios solares.

Vale lembrar que quanto mais clara a pele, menor é o tempo de tolerância ao sol.

Leia mais sobre isso clicando aqui!

Outro grande erro de quem deseja alcançar um bronzeado dourado é aplicar pouco protetor solar, o que acaba resultando em uma cor sem brilho devido à queimaduras da pele.

A quantidade ideal de protetor varia de acordo com a região do corpo em que será aplicada, sendo:

  • 1 colher de chá no rosto, cabeça e pescoço;
  • 1 colher de chá em cada braço e antebraço;
  • 2 colheres de chá na barriga, colo e nas costas
  • 2 colheres de chá em cada coxa e perna;
  • 1 colher de chá para as mãos;
  • 1 colher de chá para os pés.

Tome sol apenas nos horários recomendados

Pegar sol ao meio-dia achando que ficará com um bronzeado dourado também é um dos maiores erros de quem deseja pegar uma cor no verão.

Além de estar muito forte e contribuir para queimaduras na pele, o sol entre as 10 da manhã e 4 da tarde contém uma grande quantidade de raios ultravioletas, que contribuem para o desenvolvimento de câncer de pele.

evite tomar sol entre 10 da manhã e 4 da tarde
evite tomar sol entre 10 da manhã e 4 da tarde

Como resultado, seu bronzeado não atingirá a cor que você deseja e sua pele ficará vermelha, podendo até mesmo descascar depois de 2 dias, fazendo com que você perca a pouca cor que conseguiu.

Cuide da sua alimentação

Você sabia que se bronzear também está relacionado com a alimentação? Alimentos ricos em betacaroteno, por exemplo, ajudam a alcançar um bronzeado dourado sem se queimar ou causar danos na pele por se tratar de um antioxidante natural que combate os radicais livres e diminui o estresse oxidativo da pele. 

Essa substância pode ser encontrada abundantemente em vegetais como couve, espinafre, manga, mamão, tomate, beterraba, cenoura e damasco.

Mantenha uma boa hidratação para conseguir o bronzeado dourado

A hidratação não deve acontecer apenas na pele, mas também no organismo como um todo, já que ao ficar exposta ao sol acaba resultando em uma espécie de desidratação tanto da pele como do corpo.

Pensando nisso, não deixe de consumir pelo menos 2 litros e meio de água todos os dias, e leve uma garrafinha sempre que for tomar sol.

Em conjunto, faça uma hidratação na pele diariamente depois de se bronzear para garantir um bronzeado dourado duradouro.

Cuide da pele após tomar sol

Os cuidados com a pele devem acontecer antes e depois de ficar exposta ao sol para garantir uma cor bonita e saudável.

Isso quer dizer que depois de ficar o tempo necessário debaixo do sol, você deve tomar um banho com água fria sem muito sabonete para evitar o ressecamento da pele e se hidratar com loções potentes logo em seguida.

Leia também Quanto tempo ficar no sol para bronzear?

Outra dica é fazer uma esfoliação leve no mínimo 1 vez na semana após se bronzear para garantir que a pele esteja saudável sem células mortas e que a cor dure mais tempo.

faça uma esfoliação mais leve depois de pegar sol para garantir um bronzeado duradouro
faça uma esfoliação mais leve depois de pegar sol para garantir um bronzeado duradouro

Depois de ver como alcançar o bronzeado dourado, siga as nossas dicas e não se esqueça de sempre aplicar protetor solar antes de se expor ao sol. Isso não somente protege sua pele como também garante uma cor mais saudável e brilhante, evitando possíveis queimaduras e danos como envelhecimento precoce e câncer de pele.

Confira as ofertas de biquínis cortininha e tomara que caia, os melhores para bronzeamento, no site da Basickini!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Avise-em quando chegar Informaremos você quando o produto chegar ao estoque. Deixe seu endereço de e-mail válido abaixo.